Vida: James Douglas Morrison foi o mais velho de 3 irmãos. Na adolescência, tornou-se um leitor voraz e foi grandemente influenciado por Friedrich Nietzsche, o filósofo de quem herdou pontos de vista estéticos e morais, e Antonin Artaud, o escritor que marcou profundamente a poesia e a teatralidade de Morrison. Aos 21 anos Jim muda-se para Los Angeles e frequenta a Universidade da Califórnia enquanto leva um estilo de vida boémio.
Foi nesta altura que escreveu as letras de muitas das músicas iniciais dos “The Doors”, a banda que se formaria oficialmente no verão de 1965 e que, passados 2 anos, alcançaria o reconhecimento internacional com o single “Light My Fire”. Nesta fase, a personalidade selvagem de Jim Morrison, acompanhada de performances e circunstâncias “dramáticas”, começa a desenhar a sua fama de ícone rebelde da cultura pop americana.O historial do mais emblemático e influente vocalista da história da música rock foi problemático sob diversos aspetos mas a sua poesia ficaria para sempre gravada como um expoente da música do século XX. Em 1971, quando tinha 27 anos, Morrison viaja para Paris ao encontro de Pamela Courson, sua namorada de longa data, e os dois viviam juntos no 4º arrondissement, quando Pamela encontrou Jim morto na banheira do apartamento que partilhavam. Jim Morrison morreu aos 27 anos, vítima de insuficiência cardíaca.
Família: Embora nunca se tenham casado, Pamela Courson foi nomeada como a única herdeira de Morrison.
Curiosidades: Alguma da sua poesia ainda hoje continua inédita estando alegadamente na posse da família de Pamela Courson.
Media: O filme “The Doors” de Oliver Stone conta a história de Jim Morrison desde os seus dias de estudante na UCLA até à sua morte, em Paris.
__________
Expõe-te aos teus medos mais profundos; depois disso, o medo deixa de ter poder, e o medo da liberdade diminui e desaparece. Tu és livre.