Vida: Dalai Lama é o nome atribuído ao chefe de estado e líder espiritual do Tibete, um estado disputado da ásia central, que agrupa várias etnias no seu território, e que está sob a alçada da soberania chinesa. Lhamo Thondup é o 14º Dalai Lama e foi descoberto como reencarnação do líder supremo quando tinha 2 anos. A infância foi passada a estudar e a aprimorar os mandamentos do budismo tibetano e, aos quinze anos, assume todos os deveres políticos como 14º Dalai Lama.
O sonho de Lhamo Thondup, como Dalai Lama, era estabelecer um estado tibetano independente da soberania chinesa, mas a sua tentativa fracassou e foi obrigado a fugir com os seus seguidores para Dharamshala, uma província no norte da Índia, onde estabeleceu um governo alternativo.
Dalai Lama é considerado uma persona non grata pela República Popular da China, mas o resto do mundo vê nele um líder espiritual comprometido com o bem da humanidade. Dalai Lama deu palestras, escreveu inúmeros livros e espalhou a sabedoria e a compaixão pelo mundo inteiro, apregoando a paz entre os homens, as nações e as religiões. Como reconhecimento, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1989.
Família: Dalai Lama fez um voto de castidade.
Curiosidades: “Dalai” significa oceano e “Lama” significa líder espiritual, o que se pode traduzir como o líder espiritual que chega às profundezas do oceano.
Ficção/Media: Dalai Lama escreveu vários livros, entre eles “A Arte da Felicidade” (1998). O filme biográfico “Seven Years in Tibet” (1997) relata a amizade de Dalai Lama com Heinrich Harrer, um alpinista austríaco que viria a ser seu tutor.
__________
A felicidade não é uma coisa pronta a usar, ela vem das nossas próprias ações.