ANDY WARHOL

ANDY WARHOL

Vida: Andy Warhol nasceu numa família de imigrantes eslovacos que se instalaram na Pensilvânia. Formou-se em design na Carnegie Mellon University e, quando acabou o curso mudou-se para Nova Iorque onde trabalhou como ilustrador em várias revistas como a “Vogue”, a “Harper’s Bazaar” e a “The New Yorker”.

Em 1952 fez a sua primeira mostra individual numa galeria de arte, mas foi só em 1962 que os holofotes se viraram para Warhol, quando este apresentou uma coleção de serigrafias que ilustravam bens de consumo banais, como latas de sopa, caixas de detergente e garrafas de coca-cola. Warhol criou um movimento artístico completamente novo: a “Pop Art”. O movimento evidenciou a produção mecânica do quotidiano e elevou ao estatuto de arte certos símbolos que ilustravam, de uma forma básica, a complexidade da existência humana.

Nos anos seguintes Warhol dedicou muito do seu tempo ao cinema e realizou vários filmes e curtas-metragens. Abriu o “The Factory”, um estúdio que se tornou um ponto cultural da Nova Iorque daquela época. Nas duas décadas que se seguiram até à sua morte, nunca deixou de criar, passando por várias linguagens, da música à escrita e do cinema à fotografia. Andy Warhol morreu aos 58 anos, no rescaldo de uma operação à vesícula.

Família: Andy Warhol nunca casou nem teve filhos.

Curiosidades: Em 1968, o The Factory foi palco de um episódio sórdido quando Andy Warhol foi atingido com 3 tiros disparados por uma ativista fervorosa. O artista sobreviveu milagrosamente.

Ficção/Media: Warhol realizou e produziu vários filmes, foi ator em alguns e foi objeto de outros. Também escreveu vários livros e acabou por tornar-se personagem noutros. 

__________

No futuro todos seremos famosos durante quinze minutos.