Vida: Bob Marley cresceu no bairro de West Kingston e foi vítima de uma juventude pobre. O “rei da reggae” é, ainda hoje, a maior estrela musical nascida num país do Terceiro Mundo. Nos anos ’60, fundou a banda “The Wailers”, numa época em que a Jamaica se encontrava numa difícil situação social e política.
Em 1976, durante um ensaio da banda, um grupo de homens armados ataca os músicos e Bob Marley é atingido a tiro. A tentativa de assassinato viria a marcar a viragem para a fase de maior sucesso internacional da sua carreira musical, com o lançamento de “Punkie Reggae Party”. Embora o resto do mundo desconhecesse o facto, nesta altura Bob Marley já sabia que sofria de cancro da pele, o que não o impediu de partir numa nova tour pela América e, de seguida, pela Europa, onde permaneceu em Londres, a trabalhar naquele que a revista Time considerou, em 1998, o Álbum do Século: “Exodus”.
Relutante em relação a qualquer tratamento e com a doença a agravar-se, Marley sabia que estava numa corrida contra o tempo, mas decidiu continuar a trabalhar, tanto em estúdio como na estrada, até ao fim da sua vida. Quando o fim se tornou evidente, acabou por decidir voltar à Jamaica. Viria a morrer a caminho do país que o viu nascer, numa escala em Miami, tinha 36 anos.
Família: Casou-se com Rita Anderson a 10 de fevereiro de 1966, com quem teve quatro filhos.
Curiosidades: Bob Marley foi um impulsionador do movimento espiritual Rastafari, chegando a viajar para a Etiópia para conhecer o país berço do movimento.
Ficção/Media: “Bob Marley: The Making of a Legend” (2011), “Marley” (2012) e “Bob Marley: Giant” (2014) são alguns documentários onde se pode conhecer melhor a lenda da reggae.
__________
Uma coisa boa da música é que quando te atinge, não sentes dor.