Vida: Sigmund Freud nasceu na atual República Checa, no seio de uma família judaica que se mudou para Viena quando o jovem tinha quatro anos. Nutrindo um claro gosto pela neurobiologia, Freud formou-se em medicina em 1881 e, mal terminou os estudos, começou a trabalhar como assistente de um proeminente psiquiatra no Hospital Geral de Viena.
Nos anos seguintes, elaborou importantes investigações que culminaram na criação de um novo método de análise, através do qual um terapeuta consegue desvelar conflitos inconscientes por meio das associações livres dos seus pacientes.
Freud cunhou o termo “psicanálise” em 1896 e este nunca mais deixaria de ser usado pela psicologia na busca pela compreensão do conhecimento e da experiência humana. Algumas das teorias mais inovadoras de Freud incluem as três partes essenciais da personalidade humana, Id, ego e superego, o complexo de édipo e a interpretação dos sonhos.
Sigmund Freud foi uma personalidade ímpar que influenciou como ninguém a ciência da psicologia e que deixou um dos legados mais poderosos do panorama intelectual do século XX. Freud morreu aos 83 anos, em sua casa, em Londres, para onde fugiu depois de saber que os nazis tinham subido ao poder na Alemanha.
Família: Freud casou com Martha Bernays com quem teve seis filhos, entre os quais Anna Freud, que viria a tornar-se uma distinta psicanalista.
Curiosidades: As teorias de Freud foram muitas vezes consideradas ofensivas para a sociedade da época.
Ficção/Media: O filme “A Dangerous Method” (2011), com Viggo Mortensen no papel de Sigmund Freud, é uma boa ilustração da inovação científica que a psicanálise operou.
__________
Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente.